Questões do ENEM

19-11-2010 19:24

O ENEM costuma selecionar na área da Física sempre questões sobre Mecânica. E uma parte da Mecânica muito cobrada é a

 Cinemática (os movimentos: o movimento uniforme, o movimento uniformemente variado)  e a D inâmica .

 

O Movimento Uniforme é aquele em que avelocidade do movel é cosntante, ou seja ela não varia conforme o tempo vai passando.

O Movimento Uniformemente Variado é  aquele que a velocidade do móvel varia com o tempo e sua aceleração é constante.

A Dinâmica que estuda as causas do movimento. As três leis de Newton aparecem cobradas interligas com outras áreas, como por exemplo questões de Biologia.

A prova do ENEM está sempre relacionada com questões do cotidiano, portanto se faz necessário que o aluno se mantenha sempre atualizado para poder obter um desempenho maior nesta prova. Como por exemplo a eletrodinâmica , consumo de potência e energia elétrica,  energia  renováveis e não renováveis,  termodinâmica, estudo de gases,  calorimetria,  calor e temperatura ...

Coisas que fazem parte do dia-a-dia sobre calor, temperatura e sempre tem uma questão envolvendo a velocidade.

 

A prova do ENEM é composta por questões longas e deve ser resolvida de maneira rápida considerando que a resposta pode estar no próprio enunciado.  A prova  tem muitas questões que não precisam a plicação de nenhuma fórmula, somente a interpretação de fenômenos que ocorrem em nosso cotidiano.

 

 

 

 

 

Contacto

Site de Física - Profª Eliane C. Alves

elianecalves@yahoo.com.br

Procurar no site

Este site tem como objetivo fornecer a alunos do Ensino Fundamental e Médio recursos como artigos para pesquisa e aprofundamento de fenômenos físicos, vídeos, fotos, imagens, exercícios e atividades diversas para ampliar seus conhecimentos nesta área de forma divertiva, atrativa e contextualizada.  Espero que todos gostem das atividades e façam seu uso de forma construtiva.  Ao acessarem o site podem dar sugestões de notícias, assuntos e ou atividades que podem ser disponibilizadas. Na medida do possível irei atendê-los.  Obrigado pela participação.   Professora Eliane C. Alves.

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode